segunda-feira, janeiro 26, 2009

Os 3 F's da ilustração

O ano passado, quando estive no Douro em Novembro, acho que atingi um novo patamar da iluminação desenhadeira, depois de ter estado um dia a desenhar em S. João das Arribas com 2º C, à chuva (aqui estou a exagerar, estávamos todos debaixo de um telheiro de colmo), nutrido apenas por um panado e um copo de vinho. Descobri então os 3 F's do desenho de campo que, quando conjugados, permitem entrar num registo meio zen e fazer muita coisa. Este fim de semana em Mértola voltei a alcançar o nirvana. São então estes os 3 elementos:
Frio
As temperaturas baixas, próximas do ponto de congelação levam a movimentos frenéticos dos dedos e mãos e a uma produção, quase epilética, de bonecos.
Fome
Sábado: 1 croissant + 3 bolachas; Domingo: 2 sandes mistas. É verdade que depois desforrava-me alarvemente no jantar mas há ali um momento em que o centro nervoso da fome é simplesmente desligado.
Fadiga
Um total de 7 horas de sono no fim de semana deve alterar ligeiramente os neurotransmissores e dá uma inspiração tremenda para o desenho (tipo, se adormecer caio com a cara em cima das aguarelas ou espeto um pincel num olho).
A conclusão final é que, aqpesar dos inegáveis benefícios desta prática - produção artística, perda de peso, etc. - o seu uso frequente pode levar a sérios danos, físicos e mentais. Mas com treino...

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei da teoria dos F's da ilustração. Não sei se é mesmo dos 3 F's mas o menino tem "jeito" para a coisa!