domingo, setembro 21, 2008

Os pássaros: o próximo nível

Depois deste fim de semana, tornei-me uno com as penas e os ciclos de muda deixaram de ter segredos para mim.
Claro que continuam a existir as p***a das Cettias e outros bichos do demo com mudas semi-simétricas-imparcialmente-incompletas e outros pormenores e excepções plúmeos. Claro que durante este 1º curso de muda em Passeriformes europeus (a foto do lado é dum pato-real, que não é passeriforme, mas serve para lembrar que as penas até podem ter algum interesse) houve momentos em que os complicómetros de algumas pessoas começaram a carburar a pleno deixando-me a pensar que, subitamente, o curso estava a ser dado em chinês. Claro que muito mais interessante que as penas são as comunidades de ácaros, piolhos e moscas parasitas que lá vivem.
Mas... o saldo foi extremamente positivo, sobretudo porque os mestres zen El Presidente y el Vice, imbuídos de infinita paciência e sapiência, lá foram corrigindo os erros nos cartões de bingo (convém ir mantendo um nível saudável de graxa para continuar a ir a sessões de anilhagem - será que também consigo desconto nas quotas da APAA?). Ainda houve tempo para jantarada onde, mais uma vez, fiquei com imerecida fama de comilão, dormitórios de Motacillas flavas com 170 e tal caminhas e dois cromos novos:
Um noitibó (Caprimulgus europaeus), que elevou a minha quota anilhadeira a 93 cromos - quando chegar ao número 100 acho que mereço um prémio - e que, a seu tempo, vai ter um post exclusivo só para si;
Um Pipistrellus pipistrellus, que obviamente não é um pássaro mas é muito mais fixe que estes (os passarinheiros que me perdoem a heresia), que também vai ter direito a um post só para si e que, a partir de hoje, graças ao meu contacto com este espécime, certamente raivoso, já tenho desculpa médica para o meu suposto mau feitio quando acordo cedo ou estou a trabalhar até tarde (não faço ideia onde é que as pessoas vão inventar estas calúnias...).
Se eu não tive nota 20 no curso foi porque o neurónio já não funciona bem com 3 horas de sono mas esta primeira edição passa com distinção!

Sem comentários: